Fotos: Fernando Martins/Instituto Cidades Sustentáveis (ICS)
Após ser campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes na sexta-feira (16), Sorocaba deu sequência à conquista, apresentando, durante a segunda edição do evento Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no sábado (17), o “Mutirão de Empregos”, programa que gerou um resultado expressivo em geração de empregos e renda no município.
Sorocaba venceu o prêmio concorrendo com 15 grandes cidades, entre elas Campinas (SP) e Guarulhos (SP), que também figuraram como finalistas. Ao todo, 70 cidades brasileiras de diferentes portes, com 140 projetos inscritos, participaram do prêmio.
A iniciativa, que foi promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, reuniu milhares de participantes de diversos países, na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú. A Virada ODS é mais uma ação com objetivo de reforçar o compromisso das cidades com o meio ambiente e a sustentabilidade.
A edição realizada na capital paulista é considerada a maior do mundo e contribui na popularização e promoção da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
As cidades vencedoras puderam apresentar seus projetos premiados, o que contou com tradução simultânea em idioma espanhol. Dentre as atrações da programação, Sorocaba teve participação na “Rodada de Prefeitos: acelerando a implementação da Agenda 2030 – Instituto Cidades Sustentáveis”, realizada na Sala do Conservatório da Praça das Artes.
O diretor de Área da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Bruno Santana, representou o município na ocasião, participando da mesa de discussões e detalhou sobre o programa inovador. “Ficamos muito felizes com o fato de que o ‘Mutirão de Empregos’ colocou Sorocaba como referência em geração de empregos no cenário nacional. Além disso, é uma honra para nossa cidade poder participar de um evento grandioso e importante, como esse, que discute políticas públicas do mundo todo, voltadas para ampliar a conscientização acerca do crescimento econômico de forma responsável”, destaca.
Também presente na Virada ODS, esteve o coordenador da equipe técnica do programa “Mutirão de Empregos Sorocaba”, Edson Salinas, que igualmente comemorou a repercussão positiva. “Fomos procurados por outros municípios, como Ipojuca, Pernambuco, por exemplo, que se interessou pelo modelo e deve aplicar em sua cidade. Isso é um motivo de muito orgulho para nós, sorocabanos”, conclui.