Série B: Dois paulistas chegaram perto do acesso à elite
Novorizontino e Mirassol ficaram por um ponto, enquanto o Guarani e Botafogo foram regulares. Botafogo escapou e a Ponte Preta fugiu da queda na última rodada.
Neste ano, o futebol paulista contou com seis representantes nesta competição, mas nenhum deles jogou o necessário para voltar à Série A.
Categorias:
Por: , 26/11/2023
João Brigatti salvou a Ponte Preta da queda. Foto: Ponte Preta Press 01/12/2023
.leon-bet{ width: 100%; text-align: center; margin-bottom: 10px; margin-top: 30px; z-index: 10; position: relative; } .leon-bet img{ margin: 0 auto; max-width: 100%; }
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 26 (AFI)- O terminou. Quatro clubes conseguiram subir para a Série A e outros quatro caíram para a Série C. Entre os quatro primeiros, nenhum time paulista. O Vitória, da Bahia, foi merecidamente o grande campeão. Neste ano, o futebol paulista contou com seis representantes nesta competição, mas nenhum deles jogou o necessário para voltar à Série A. Por que isso tem acontecido com frequência, é algo que merecia ser apurado pelo atual Federação Paulista (Reinaldo Carneiro Bastos!), Eu diria até, que seria uma obrigação, mas acomodados como estão nossos dirigentes, duvido que algo à respeito venha seja feito a curto prazo. Na classificação geral da Série B, os dois paulistas melhor colocados, foram Novorizontino e Mirassol, ambos com 63 pontos ganhos. Ficaram a um ponto apenas do acesso. Lembro que, os quatro que subiram, conseguiram Vitória da Bahia, 72 pontos em 38 jogos ; Juventude 65, Criciúma e Atlético Goianiense, 64.
AS CAMPANHAS PAULISTASPara que vocês tenham uma ideia do número de pontos conquistados por cada um dos seis representantes do futebol de São Paulo, aqui estão os detalhes. Novorizontino e Mirassol ganharam 63 pontos em 38 jogos disputados. O Guarani, de Campinas, conseguiu somar 57. O Botafogo, de Ribeirão Preto, 47. Ituano e Ponte Preta, de Campinas, 42. A Macaca campineira esteve muito ameaçada pelo rebaixamento e, só reagiu no final do campeonato que lhe permitiu continuar na Série B. Vale ainda destacar, que a pontuação dos quatro clubes que caíram foi a seguinte: Sampaio Corrêa, 39 pontos ganhos em 38 jogos disputados. Tombense, 37 pontos. Londrina, 31 e ABC, de Natal, apenas 28. A classificação final da Série B foi a seguinte:
OS DESTAQUES
Melhores ataques do campeonato – Criciúma e Atlético-GO, 64 gols. Defesas menos vazadas – Novorizontino e Vila Nova, 30 gols contra cada um. A campanha do Vitória, da Bahia, que foi o campeão da série B deste ano foi a seguinte. 38 jogos, 22 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. 50 gols pró e 31 gols contra. Saldo positivo de 19 gols. Os principais artilheiros – Gustavo Coutinho, do Atlético Goianiense, 14 gols. Ytalo, do Sampaio Corrêa, 13. Vagner Love, do Sport, 11 gols. Caio Dantas, do Vila Nova, Derek, do Guarani, de Campinas, Erick, do Ceará, e Léo Gamalho, do Vitória, fizeram 10 gols cada um. DECEPÇÃO E SUPERAÇÃOUm detalhe: confesso que lamentei o fato do Sport Recife não subir. Ele chegou a ficar muitas rodadas na ponta, mas acabou perdendo espaço no rush final do campeonato. Na última rodada ,conseguiu golear o Sampaio Corrêa por 4 a 1, mas não conseguiu pelo regulamento, confirmar sua ascensão à Série A do ano que vem. Quero ainda exaltar o esforço da Chapecoense, que sofreu muito, mas, na última rodada venceu o Vitória por 3 a 1 e assegurou sua presença na série B do ano que vem. A torcida local comemorou como se fosse um título.
Confira também:
.most-bet{ width: 100%; text-align: center; margin-bottom: 10px; } .most-bet img{ margin: 0 auto; max-width: 100%; } .most-bet .most-bet-img-mobile{ display: none; } @media (max-width: 580px) { .most-bet .most-bet-img-mobile{ display: block; } .most-bet .most-bet-img-desktop{ display: none; } }