Unidades da rede CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), ligadas à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, promovem uma série de ações, voltadas à população em geral, em referência ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e de promoção dos cuidados com a saúde mental.
Essas unidades têm proporcionado às comunidades locais palestras, rodas de conversa e demais atividades participativas, com informações e esclarecimentos sobre esses relevantes assuntos.
Nesta quinta-feira (15), houve atividades no CRAS Vitória Régia, envolvendo uma roda de conversa com a psicóloga Rosana, da UBS do bairro. No CRAS Cajuru e no CRAS João Romão também teve palestras sobre o tema. Para a próxima quarta-feira (21), às 14h, o CRAS São Bento prepara uma roda de conversa acerca do assunto, com a participação de integrantes do CVV (Centro de Valorização da Vida). No mesmo dia, o CRAS Brigadeiro Tobias convida os moradores da região a participarem do bate-papo: “Cuidando das Emoções”, a partir das 9h30.
Já, no CRAS Ipiranga, uma atividade especial está programada para o próximo dia 27, no período das 9h às 10h30, também com a participação de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). Enquanto, no CRAS João Romão, até o fim de setembro, ainda haverá rodas de conversa com as terapeutas ocupacionais.
As informações e vivências também estão sendo levadas para o público adolescente em escolas de diferentes bairros, com o apoio da Faculdade de Terapia Ocupacional da Uniso (Universidade de Sorocaba). Assim, o projeto “Roda de Conversa nas Salas de Aula” vem acontecendo às quintas-feiras, no período da tarde, a respeito do tema “Vida, sonho e seus dilemas”. Até o dia 29/9, 16 salas de aula serão atendidas na Escola Estadual “Francisco Euphrasio Monteiro”, onde também haverá apresentação musical do Clube da Música, durante o intervalo.
Além do conteúdo informativo e de conscientização, as ações do Setembro Amarelo nas unidades do CRAS são uma oportunidade para os participantes interagirem, tirarem suas dúvidas e desabafarem sobre suas aflições e dilemas pessoais, assim como receberem orientações.
O Setembro Amarelo surgiu em 1994, nos Estados Unidos, após a morte prematura de um jovem, que tirou a própria vida. Familiares e amigos iniciaram, então, uma campanha de alerta, oferecendo cartões decorados com fitas amarelas e frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
Acompanhe a programação completa do Setembro Amarelo na rede CRAS:
Data: 19 e 26/9 – 9h30 às 11h
Atividade: “Café com arte” sobre o tema Setembro Amarelo
Local: CRAS Carandá – Rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20
Data: 21/9 – 14h
Atividade: Palestra “Setembro Amarelo e o cuidado com a saúde mental”
Local: CRAS São Bento – Rua Otacílio Vieira, 107
Data: 21/9 – 9h30
Atividade: Palestra “Cuidando das emoções”
Local: CRAS Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 2.835
Data: 22 e 29/9 – 14h
Atividade: Projeto “Roda de Conversa nas Salas de Aula” – Tema: “Vida, sonhos e seus dilemas”, com apresentação musical do “Clube da Música”
Local: E.E “Francisco Euphrasio Monteiro” – Rua Guatemala, 313
Data: 27/9 – 9h às 10h30
Atividade: Palestra com voluntários do CVV (Centro de Valorização da Vida)
Local: CRAS Ipiranga – Rua Santo Micheletti, 30