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Prefeitura realiza formação para gestores e professores sobre educação inclusiva na rede pública de ensino – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), proporcionou uma formação, nesta quarta-feira (21), voltada ao tema da educação inclusiva na rede pública de ensino. Foi convidada para tanto a professora da rede municipal de Campinas, Doani Emanuela Bertan.

Acerca do tema “Cultura inclusiva”, participaram da formação supervisores, orientadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais, professores do Ensino Fundamental Anos Finais, servidores da Divisão de Educação Especial e a equipe multidisciplinar.

Uma das abordagens da formação foi a compreensão da diferença entre educação especial e educação inclusiva, além de estimular o debate sobre como promover uma educação para todos, de modo a garantir a equidade de atendimento aos estudantes.

“Aprofundar a discussão sobre a educação inclusiva é um papel importante da Secretaria da Educação. Por isso, promover formações, como essa, ampliando o espaço para reflexão e debate sobre o assunto, contribui para que toda a rede avance nesse propósito”, destacou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Segundo a palestrante, o objetivo da formação foi trazer reflexões sobre a educação inclusiva, mostrando o quanto é desafiadora e, ao mesmo tempo, é possível colocá-la em prática, a partir dessas reflexões e das novas perspectivas que emergem dessas discussões. A educadora comentou sobre o que considera importante para tornar o propósito da inclusão, no âmbito da Educação, uma realidade acessível a todos. “Acredito que o primeiro passo são as quebras de paradigmas e mudanças culturais, em relação à pessoa com deficiência. A escola foi constituída para atender de uma forma, mas não podemos permanecer fiéis ao que foi a Educação na década de 1950, quando esse modelo foi constituído. Hoje, o público escolar é diferente e mais diverso. Precisamos aprender a trabalhar com essas diferenças, uma vez que esta nova escola é para todos”, afirma a professora Doani. “A função da ‘escola para todos’ é que todos possam se beneficiar de tudo que acontece ali, amores, dissabores e mais: que todas as crianças sem deficiência possam conviver com aquelas que têm deficiência e vice-versa. Para que todas possam desenvolver empatia, respeito com o diferente e ter a possibilidade de constituir uma sociedade mais justa”, concluiu.

O estado de São Paulo tem, atualmente, mais de 68 mil crianças matriculadas em Educação Especial, o que forma uma comunidade muito significativa para os profissionais ligados à Educação e torna, ainda mais relevantes, ações voltadas ao tema, como foi a formação promovida pela Sedu de Sorocaba. Na cidade, a rede municipal atende aproximadamente 1.100 alunos em 56 Salas de Recursos Multifuncionais.

Fotos: Rose Campos/Secom