COPA DO NORDESTE: Sem surpresas, primeira fase define classificados
Duelos do segundo mata-mata já estão confirmados: Vitória x Jacuipense, Santa Cruz x Botafogo-PB, CSA x América-RN e Confiança x Ferroviário
Categorias:
Por: , 06/01/2023
Vitória bateu Cordino no sufoco (Foto: Pietro Carpi/ECV) começou nesta quinta-feira e definiu os classificados à segunda fase preliminar. Sem surpresas, os oito times que seguem vivos para disputa da próxima etapa são: Vitória, CSA, América-RN, Ferroviário, Jacuipense, Confiança, Botafogo-PB e Santa Cruz. É a última antes da fase de grupos e disputada toda já neste domingo (8), com três jogos disputados simultaneamente às 16h e um às 19h15.
Dessa maneira, os confrontos continuam tendo mando de campo das equipes de melhor posicionamento no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A segunda fase eliminatória da Copa do Nordeste será realizada com base no chaveamento, tendo as seguintes partidas:
Vitória x Jacuipense (às 16h, no Barradão)Santa Cruz x Botafogo-PB (às 19h15, no Arruda)CSA x América-RN (às 16h, no Gerson Amaral)Confiança x Ferroviário (às 16h, no Batistão)
VITÓRIA 2×1 CORDINO
Apesar de ter passado mais desespero que o esperado, o Leão da Barra garantiu classificação de maneira heroica. Maior campeão do Nordestão com quatro títulos, o Vitória até saiu à frente com gol de Rodrigo Andrade, mas logo em seguida tomou o empate; Camutanga, contra, deixou tudo igual para o Cordino. Na etapa final, os maranhenses até equilibraram, contudo Keven, também contra, deu a vaga aos rubro-negros.
Se mantendo na briga pela classificação à fase de grupos da Copa do Nordeste, os leoninos voltam a campo já no domingo, tendo pela frente agora o conterrâneo Jacuipense. Independente de quem avançar, a única certeza é que cairá no Grupo A para cruzar com o Bahia, sorteado no Grupo B. A Onça, por outro lado, volta a campo na próxima quinta-feira (12) já na abertura do Estadual frente ao Moto Club.
AMÉRICA-RN 5×0 MOTO CLUB
Avassalador, o Dragão foi amplamente superior dentro de campo e atropelou o Moto em noite brilhante de Wallace Pernambucano, que marcou por quatro vezes das cinco; Ítalo Carvalho fechou a conta. Sem apresentar muitas dificuldades, o América não tomou conhecimento dos rubro-negros e agora visita o CSA.
Wallace fez hat-trick de cabeça para fazer o América avançar na Copa do Nordeste (Foto: Canindé Pereira/AFC)
Tendo o Azulão do Mutange pela frente, os alvirrubros permanecem na briga para sonhar com o bicampeonato da Copa do Nordeste, pois foram campeões em 1998. Os maranhenses, por outro lado, voltam a jogar agora somente na próxima quinta-feira (12), diante do Cordino em duelo válido pela abertura do Estadual.
CONFIANÇA 1×0 SOUSA
Mostrando favoritismo e a força do fator casa, o Proletário foi superior durante todo o primeiro tempo e acabou recompensado com o gol de Lenon. Já na reta final, os sergipanos fizeram valer a vantagem conquistada e seguraram o resultado, aproveitando também a falta de pontaria do Dino nas finalizações.
Sergipanos seguem na Copa do Nordeste (Foto: Mikael Machado/AD Confiança)
Com a eliminação, os paraibanos voltam a jogar apenas no Estadual ao receberem o Botafogo na próxima quarta-feira (11), às 19h30, no Marizão. Os azulinos, no entanto, terão pela frente o Ferroviário, que despachou o ASA no Presidente Vargas, valendo uma das quatro vagas na fase de grupos da Copa do Nordeste.
CSA 2×1 POTIGUAR DE MOSSORÓ
Ainda que tenha sofrido, o Azulão do Mutange conseguiu avançar à segunda fase preliminar do Nordestão ao eliminar o “Time Macho” jogando em Coruripe. Após uma primeira etapa sem muitas emoções, levou a melhor com gols de Robinho e Douglas durante o segundo tempo, enquanto Romeu, de falta, descontou.
CSA bateu o Potiguar no Gerson Amaral (Foto: Morgana Oliveira/CSA)
Com a vaga assegurada, o Marujo agora enfrenta o América-RN, novamente como mandante valendo classificação à fase de grupos da Copa do Nordeste. Os alvirrubros, contudo, voltam a campo na próxima quarta-feira (11) na estreia do Campeonato Potiguar ao visitar o Santa Cruz de Natal, no Frasqueirão, às 15h.
JACUIPENSE 4×1 ALTOS
Sem apresentar dificuldades dentro das quatro linhas, o Jacupa conseguiu ter a segunda maior vantagem do primeiro mata-mata do Nordestão ao atropelar o Verdão Altino. Num primeiro tempo equilibradíssimo, saiu à frente com gols de Welder e Flávio, enquanto Yan havia descontado; no segundo, Jeam e Welder sacramentaram a goleada antes mesmo do relógio chegar à metade da etapa final.
Jacuipense goleou o Altos na primeira fase classificatória da Copa do Nordeste (Foto: Lucas Pena/Jacuipense)
Agora, os baianos decidem uma vaga junto aos conterrêaneos do Vitória, ficando automaticamente no Grupo A pelo fato do Bahia estar no Grupo B. Já os piauienses, por sua vez, voltam aos gramado ao visitarem o Cori-Sabbá, às 15h45 da próxima quarta-feira (11), em confronto válido pela abertura do Estadual.
FERROVIÁRIO (4) 1×1 ASA (3)
Em partida dramática do início ao fim, o Ferrim tirou proveito do fator casa e foi mais um dos classificados à segunda fase classificatória. Diante do ASA, no Presidente Vargas, ficou no empate durante o tempo normal marcando com Lincoln, mas venceu nos pênaltis já nas alternadas; João Victor fez a em favor do Fantasma.
Ferrim eliminou o Fantasma em disputa por pênaltis (Foto: Lenilson Santos/FAC)
Agora, os cearenses terão que viajar até Aracaju para medir forças contra o Confiança, pois são piores no rankeamento da CBF. Os alvinegros voltam a campo apenas no próximo sábado (14), ao receber o Coruripe, em compromisso válido pela abertura do Campeonato Alagoano, que antes teria início no meio de semana e foi adiado para o fim de semana.
BOTAFOGO-PB (3) 0x0 (1) RETRÔ
No jogo mais dramático dos oito disputados na noite desta quinta-feira (5), o Botafogo-PB sofreu e conseguiu eliminar o Retrô apenas após disputa por pênaltis, que começou parecendo ser interminável. Com bola rolando, nada de gols, assim como as quatro primeiras cobranças da marca da cal; Fênix teve pontaria pior e foi despachada pelo Belo na Copa do Nordeste.
Belo foi mais eficiente na marca da cal (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)
Agora, o alvinegro da estrela vermelha tem pela frente mais um pernambucano: o Santa Cruz, que desclassificou o Caucaia. Já os azulinos, por outro lado, terão também o Mais Querido como adversário, mas em partida válida pelo Estadual em data e horários ainda a definir justamente por conta do regional.
SANTA CRUZ 2×0 CAUCAIA
A Cobra Coral, mesmo sem a presença de sua torcida, foi venenosa e letal para fechar a lista de classificados à segunda fase preliminar da Copa do Nordeste. Apesar de superior durante toda a primeira etapa, não conseguiu sair do zero no placar, mas mostrou mais eficiência no segundo tempo para avançar.
Artilheiro de 2022, Hugo Cabral marcou o primeiro na Copa do Nordeste de pênalti (Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz)
O próximo adversário será o Botafogo-PB, que despachou o Retrô, em novo confronto no Arruda com a ausência do torcedor. Já os cearenses voltam a campo no próximo sábado (14) para o jogo de abertura do Estadual, diante do Maracanã às 18h30 no João Ronaldo, em Pacajus.
CONFIRA OS RESULTADOS DA 1.ª RODADA:
BOT 0 0 RET STA 2 0 CAU FER 1 1 ASA CON 1 0 SOU ARN 5 0 MOT CSA 2 1 RN JAC 4 1 ALT VIT 2 1 CFC